Mortal Kombat

Uma série de jogos criados pelo estúdio de Chicago da Midway Games. Em 2011, depois da falência da Midway, a produção de Mortal Kombat foi adquirida pela Warner Bros, que detém atualmente os direitos da série.

A série é conhecida principalmente pela violência:

mk

E dos fatalities:

classificação-de-jogos

Graças à eles, foi feita a criação da ESRB, o sistema norte-americano que classifica os jogos de videogame. E é por causa dele que você conhece a censura nos jogos.

 

Resumo da história:

O torneio Shaolin de artes marciais foi por muito tempo uma competição de honra e glória. Guerreiros de todas as partes do mundo eram convidados a participar. Shang Tsung era um desses guerreiros. Quando ele entrou no torneio imediatamente ganhou o título de Grande Campeão. Mas sem o conhecimento do Monge Shaolin que era o anfitrião do torneio, cada vitória de Shang Tsung lhe dava um poder sombrio e destrutivo. Shang Tsung era amaldiçoado por seus deuses e para agrada-los precisava não somente tirar a vida do oponente, mas também a sua alma.

Através desse ritual Shang Tsung pôde manter sua juventude. Até a chegada de Kung Lao, um poderoso e nobre guerreiro Shaolin. Sua força e velocidade provaram ser muito para Shang Tsung. Kung Lao ganhou a luta e o título de Grande Campeão que Shang Tsung tão desesperadamente possuía. Anos depois, depois da misteriosa morte de um dos três Grand-master, Shang Tsung retornou, misteriosamente envelhecido e enfraquecido por fracassar em agradar seus deuses. Shang Tsung trouxe Goro, que enfrentou Kung Lao, mas, apesar deste lutar bravamente, Goro provou ser melhor e o derrotou. Para esse torneio antigo sua vitória marcou o fim de uma era…

Agora, 500 anos se passaram depois da vitória de Goro contra o grande Kung Lao, Goro já acumulou nove vitórias seguidas faltando apenas uma vitória para Shang Tsung conquistar o reino da terra e entregar a humanidade como prêmio ao seu Imperador.

Para isso, o Templo da Ordem da Luz treinou desde criança o monge Liu Kang. O grande lutador cresceu acreditando que era a esperança de salvação da Terra. Seu grandmaster Bo’Rai Cho o ensinou nas melhores práticas das artes marciais. Tendo a alma protegida pelo lendário deus do trovão, Raiden, Liu Kang aguarda para se encontrar com o poderoso guerreiro e feiticeiro Shang Tsung e, assim, conseguir salvar a Terra neste último torneio.

Basicamente o enredo do primeiro jogo passará em torno disso, onde Liu Kang, junto de outros guerreiros lutarão para proteger a Terra. Assim, a cada jogo da  série se acrescenta mais detalhes e personagens à trama.

Breve curiosidades:

goh

  • O clássico “Get over here!” do Escorpion é dublado pelo próprio Ed Boon;

toasty

 

 

 

  • Dan Forden, programador de áudio do jogo é o dono do rosto que aparece no canto da tela dizendo Toasty!

 

 

  • O próprio nome da série também é conhecido por usar a letra “K” em vez da letra “C”, isto para o “C” ter um som mais forte, criando intencionalmente um erro de soletração para a palavra “combat”, assim bem como para outras palavras com o som rígido C para os jogos posteriores da série;
  • Os primeiros jogos são reconhecidos especialmente pelos seus sprites realisticamente digitalizados (os jogos contemporâneos usam sprites desenhados manualmente) e o uso extensivo de troca de palete para criar novos personagens;
  • A produção do primeiro jogo foi baseada na ideia original que Ed Boon e John Tobias tinham em fazer um game em que participasse Jean-Claude Van Damme;

Imagina:

  • Raiden, o Deus do Trovão, é baseado na mitologia japonesa, porém nela Raiden é um deus-demônio com dentes afiados, cabelos longos e com um tambor para fazer os trovões. A figura de Raiden foi baseado no filme “Os Aventureiros Do Bairro Proibido” (“Big Trouble In Little China”), onde aparece o Deus do Trovão. Raiden, em japonês, quer dizer “trovão e raios”. Em quase todos os jogos a grafia e a pronúncia de Raiden aparece como “Raiden”.

 

That´s all folks! 🙂

Jean Santos

2 thoughts on “Mortal Kombat

Deixe uma resposta