Manhua – quadrinhos chineses

 

manhua                         Imagem: Orange; do artista Benjamin. Publicado pela Xiao Pan, 2006

O manhua nada mais é do que o nome dado aos quadrinhos chineses. Sim meus caros lá tem isso também! Já havia registro do nome ser utilizado antes da influência do mangá chegar ao pais, resumindo, não quer dizer necessariamente que manhua seja mangá em chinês, mas sim ambas as palavras querem dizer a mesma coisa. Porque dessa ênfase? Pelo simples fato de um não depender do outro (entendeu agora?) o estilo costuma ser mais realista, e a revista costuma ser colorida.

 

A narrativa segue o fluxo oriental de leitura. Artista de exemplo: Ye Qianyu.
Ye Qianyu foi um pintor e artista chinês manhua pioneiro. Em 1928, foi co-fundador Shanghai Manhua, uma das revistas mais antigas e mais influentes manhua, e criou  o Sr. Wang, uma das mais famosas histórias em quadrinhos da China.Ye também era um mestre da pintura tradicional chinesa e serviu como chefe do Departamento de Pintura Chinesa da China Academia Central de Belas Artes.

Durante a Revolução Cultural foi perseguido e preso por sete anos.
Fora do trabalho, Ye Qianyu, depois de 20 anos, juntamente com o colega cartunistas Huang Wennong e Lu Shaofei lançou uma publicação dedicada a manhua, chamada Shanghai Manhua. O primeiro esforço parecia um cartaz de propaganda e foi um fracasso. Sem se deixar abater, os três original, acompanhado por mais oito artistas, incluindo Zhang Guangyu, Ding Song, e Wang Dunqing, formaram o Shanghai Esboço Society, no Outono de 1927. Foi primeira associação da China dedicado a manhua, e sua estréia foi um grande evento na a história dos quadrinhos chineses.

Sob a liderança de Zhang Guangyu, que recrutou o poeta rico Shao Xunmei como um patrocinador, a associação relançada com sucesso o Shanghai Manhua em 21 de abril de 1928. Ye desenhou várias capas para a revista e verso da página da publicação realizada sua história em quadrinhos, o Sr. Wang. Inspirado pela faixa americana Bringing Up Pai e retratar o cotidiano das classes média e baixa de Xangai, o Sr. Wang se tornou um dos desenhos animados mais famosos da China, chegando a ser feita em 11 filmes nos anos 1930 e 40.

Até a próxima! 🙂

Jean Santos

Deixe uma resposta