Falando um pouquinho sobre música – O Soul

soulmasters

 

Rítimo músical que nasceu do Rhythm and Blues (Um dos estilos musicais mais populares desde a década de 1940.) e do Gospel (estilo religioso). O estilo era comum entre a comunidade negra americana no seu início. Tem características emotiva e ornamentada (com embelezamentos e decorações na melodia), ás vezes com perguntas e repostas entre o cantor e o seu coro musical, dentre outras.
O gênero é dividido em alguns subgêneros, alguns exemplos: Deep soul; Soul de Chicago; Soul de Nova Orleans; Soul branco; Soul britânico; dentre outros.

 

amy1000

Amy Jade Winehouse (Amy Whinehouse, dã… como se você não soubesse…) foi uma cantora e compositora britânica que além de ter ajudado a fortalecer o estilo na geração contemporânea, influenciou alguns artistas como Bruno Mars, Adele, Lady Gaga, etc.

 

 

James Joseph Brown Jr. (Barnwell, 3 de maio de 1933 — Atlanta, 25 de dezembro de 2006), mais conhecido simplesmente como James Brown, “The Godfather of Soul”, se você conhece o funk (odeie ou ame) é por causa desta lenda.

Já ouviu falar do filme o Guarda Costas (The Bodyguard)?

Whitney Elizabeth Houston, outra lenda do Soul, a artista feminina mais premiada de todos os tempos, escreveu esta bela canção além de outros sucessos durante sua carreira:

Até a próxima! 🙂

Jean Santos

One thought on “Falando um pouquinho sobre música – O Soul

Deixe uma resposta