A origem do mangá

download

O mangá é um gênero da literatura japonesa que é caracterizado por seus quadrinhos. Os mangás têm suas raízes no período Nara (seculo VIII d.C), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas e texto que juntos contavam uma história a medida que eram desenrolados. O primeiro desses emakimono, o Ingá Kyô, é a copia de uma obra chinesa, separa nitidamente o texto da pintura.

 

 

Ingá Kyo

(Imagem: Inga Kyo ; wikimedia commons)

A partir da metade do século XII, surgem os primeiros emakimono com estilo japonês. O Genji Monogatari Emaki é o exemplar de emakimono mais antigo conservado, sendo o mais famoso o Chojugiga, atribuído ao bonzo Kakuyu Toba e preservado no templo de Kozangi em Kyoto. Nesses últimos surgem, diversas vezes, textos explicativos após longas cenas de pinturas.

No período Edo, em que os rolos são substituídos por livros, as estampas eram inicialmente destinadas à ilustrações de romances e poesias, mais rapidamente surgem livros para ver em oposição aos livros de ler, antes do nascimento da estampa independente com uma única ilustração: o ukiyo-e no século XVI. É aliás, Katsushika Hokusai o precursor da estampa de paisagens, nomeando suas célebres caricaturas publicadas de 1814 à 1834 em Nagoya, cria a palavra mangá- significando ”desenhos irresponsáveis”.

É isso ai galerinha, até a próxima!

Jessica

Deixe uma resposta